É só falar de Rio de Janeiro e a gente já pensa: praia, sol, calor e aquele sotaque arrastado no “s”. Para quem não sabia, a culinária do Rio de Janeiro veio dos portugueses. E o bacalhau (é, aquele mesmo que você conhece) pode ser feito de três formas, tanto cozido, como assado e grelhado e vai muito bem com azeitonas, batata, arroz branco, grão de bico e brócolis.
Eu nunca tinha pensado sobre a origem da feijoada, mas descobri que ela é de fato um prato carioca. E aposto que todo o mundo sabe qual é a bebida que acompanha perfeitamente esse prato tão gostoso, a capirinha.
Voltando um pouquinho nos anos, o Rio de Janeiro era a capital do país antes de Brasília. Sua culinária sempre foi fortemente influenciada pelas outras regiões do Brasile podemos ver isso nas moquecas de peixe e nos bobós de camarão.
Lá no Rio, o que o pessoal mais gosta é camarão, carne de sol, feijoada, ostra, paella, queijo, truta com amêndoas e sardinha. Ficou com vontade de conhecer mais pratos? Que tal dar uma olhada nessa receita da Cozinha Regional Brasileira ?
Delícioso Pastel de Camarão, receita típica do Rio de Janeiro
Dificuldade: média | Tempo: 1 hora de preparo (mais um dia de descanso da massa) | Rende: 10 porções
Ingredientes:
Para a massa
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de sal
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 1 colher (sopa) de pinga
. 1 colher (sopa) de vinagre branco
. 1/ 2 xícara (chá) de água morna
Para o recheio
. 1/ 4 de xícara (chá) de azeite
. 4 dentes de alho amassados
. 1 kg de camarões médios limpos e cozidos na água e sal
. 1/ 4 de xicara (chá) de coentro fresco picado
. Sal a gosto
. 1 e 1/ 2 xícara (chá) de farinha de trigo
Para fritar
. 3 xícaras (chá) de óleo
Comer patel no Domingo e muito bom!
Faça a massa: em uma tigela funda, misture a farinha e o sal. Junte o óleo, a pinga e o vinagre, nessa ordem. Adicione a água morna e amasse com as mãos até dar liga. Reserve na geladeira de um dia para o outro. Faça o recheio: aqueça o azeite e refogue o alho. Junte os camarões e o coentro e refogue bem. Retire do fogo e bata no liquidificador, misturando a água em que os camarões foram cozidos. Retire e leve ao fogo, acrescentando farinha de trigo até dar o ponto de recheio, sem deixar secar muito. Deixe esfriar. Reserve. Monte os pastéis: sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha, corte a massa e abra os pedaços com um rolo, deixando-os nem muito finos nem muito grossos. Corte no formato desejado. Recheie os pastéis. Aqueça bem o óleo e frite os pastéis, dos dois lados. Escorra-os em papel-toalha e sirva.
fonte:http://mdemulher.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário